Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerability factors associated with HIV/AIDS hospitalizations: a case-control study / Factores de vulnerabilidad asociados a la hospitalización del VIH/SIDA: estudio de control de casos / Fatores de vulnerabilidade associados às internações por HIV/aids: estudo caso controle

Lopes, Livia Maria; Andrade, Rubia Laine de Paula; Arakawa, Tiemi; Magnabosco, Gabriela Tavares; Nemes, Maria Ines Battistella; Netto, Antonio Ruffino; Monroe, Aline Aparecida.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20180979, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1101491
RESUMO

Objetivos:

identificar a associação entre as internações por HIV/aids e os fatores que integram as vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas.

Métodos:

estudo caso-controle realizado em 2014 em um município do estado de São Paulo. "Casos" compreenderam pessoas que viviam com HIV (PVHIV) internadas e "controles" aquelas que faziam acompanhamento ambulatorial. Foram realizadas entrevistas utilizando um instrumento com variáveis sociodemográficas, características clínicas e outras vulnerabilidades. Os dados foram analisados por meio de regressão logística condicional.

Resultados:

participaram 56 casos e 112 controles. Constituíram fatores de risco para internação hospitalar por HIV indivíduos desempregados e aposentados/do lar; pessoas em situação de rua; não usuários de antirretroviral; indivíduos que não compareciam regularmente aos retornos. Acesso à assistente social constituiu-se um fator de proteção para internação. Conclus ões esta investigação contribuiu para mensurar as vulnerabilidades sociais, individuais e programáticas que interferem na agudização do HIV e, consequentemente, no desfecho desfavorável, como a internação hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva