Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Deinstitutionalization and network of mental health services: a new scene in health care / Desinstitucionalización y red de servicios de salud mental: una nueva escena en atención médica / Desinstitucionalização e rede de serviços de saúde mental: uma nova cena na assistência à saúde

Lima, Alice Medeiros; Souza, Ândrea Cardoso de; Silva, Ana Lúcia Abrahão da.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.1): e20180964, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1101552
RESUMO

Objetivo:

analisar o processo de desinstitucionalização resultante do fechamento de um hospital psiquiátrico, e conhecer o destino dos usuários após a desospitalização.

Método:

estudo descritivo, qualitativo, fundamentado na perspectiva crítico-analítica, que teve como cenário o Hospital Colônia de Rio Bonito. Foram analisados documentos institucionais e narrativas de cinco gestores que participaram do processo de desinstitucionalização.

Resultados:

o processo de desinstitucionalização do Hospital Colônia durou um tempo maior que o esperado. Para que se concretizasse, foi necessária uma intervenção tripartite e, especial, a mobilização das redes e implementação das Redes de Atenção Psicossocial pelos municípios internantes. Quanto ao destino dos usuários, a maior parte foi encaminhada para residências terapêuticas ou transinstitucionalizada. Considerações finais o processo de desinstitucionalização do Hospital Colônia provocou o estabelecimento de conexões entre serviços e pessoas, inferindo-se que este foi um dispositivo potente para a implementação das Redes de Atenção Psicossocial em âmbito municipal.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva