Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Potencialidades da Atenção Básica à Saúde na consolidação dos sistemas universais / Potentialities of Primary Health Care in the consolidation of universal systems

Sousa, Maria Fátima de; Prado, Elizabeth Alves de Jesus; Leles, Fernando Antonio Gomes; Andrade, Natália Fernandes de; Marzola, Rogério Fagundes; Barros, Fernando Passos Cupertino de; Mendonça, Ana Valéria Machado.
Saúde debate ; 43(spe5): 82-93, Dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, CONASS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1101949
RESUMO Este artigo apresenta uma discussão teórico-conceitual sobre as potencialidades da Atenção Primária à Saúde como estratégia imperativa à consolidação dos sistemas universais de saúde. Reflete a conjuntura atual do sistema de saúde brasileiro, expondo seus principais avanços no que diz respeito à garantia do direito à saúde e ao acesso aos serviços públicos de saúde e, ainda, seus desafios que perpassam problemas sociais e de saúde de natureza complexa, em um país marcado por grandes desigualdades sociais e econômicas entre as suas regiões, estados e municípios. Os sérios desafios contemporâneos à consolidação do Sistema Único de Saúde, para sua sustentação como política pública universal, envolvem a superação da hegemonia do modelo biomédico, a superação da política econômica neoliberal e a construção de uma condição plena de cidadania de forma que a população reconheça seus direitos fundamentais, incluindo o direito à saúde pública e de qualidade. Para o alcance de sistemas universais, é necessário incentivar um modelo de atenção à saúde que tenha na atenção primária e nas equipes de saúde da família estratégias de promoção da saúde da população e de fortalecimento da cidadania.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva