Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações de enfermagem podem prevenir deiscência em ferida operatória? / Can nursing actions prevent surgical wound dehiscence? / ¿Pueden las acciones de enfermería prevenir la dehiscencia de la herida operatoria?

Gomes, Eduardo Tavares; Poveda, Vanessa de Brito; Püschel, Vilanice Alves de Araújo.
Rev. SOBECC ; 25(2): 114-119, 30/06/2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1102195

Objetivo:

Identificar na literatura científica intervenções de enfermagem úteis para a prevenção de Deiscências em Feridas Cirúrgicas.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, norteada pela pergunta Há ações de enfermagem que possam contribuir para prevenção de deiscência em ferida operatória? Realizou-se a busca no período de março de 2019, incluindo artigos publicados a partir do ano de 1990 até 2018. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados e/ou portais National Library of Medicine (PubMed); Web of Science; Scopus Info Site (Scopus); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINHAL).

Resultados:

A busca resultou em 64 artigos, excluíram-se quatro por estarem duplicados e 40 por não atenderem aos critérios de inclusão (24 por serem sobre tratamento, 13 pela natureza do artigo, dois por não estarem disponíveis e um por ser em francês). Vinte artigos foram avaliados na íntegra e 14 foram excluídos por não responderem à questão norteadora desta revisão. Dessa maneira, ao fim desse processo de análise, foram selecionados seis artigos que responderam aos critérios de inclusão e constituíram a amostra final.

Conclusão:

Houve pouca produção da enfermagem sobre o tema. As principais ações de enfermagem para prevenção de deiscência em feridas cirúrgicas estão associadas à prevenção de infecções de sítio cirúrgico e à indicação e à utilização de terapia de cobertura a vácuo.
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva