Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da assistência de enfermagem no pós-operatório de transplante renal pediátrico / Systematization of nursing assistance in the post-operatory of pediatric kidney transplantation

Silva, Geicilane Sousa; Santos, Larrise Sousa; Silva, Ana Carine Goersch; Ramos, Isakelly Oliveira; Bonfim, Isabela Melo; Studart, Rita Monica Borges.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 75-80, jun. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1102691
Objetivou-se conhecer a percepção do enfermeiro acerca do processo admissional de crianças no pós-operatório imediato de transplante renal. Estudo descritivo, qualitativo, realizado no período de janeiro a março de 2019 por meio da técnica de grupo focal para a coleta de dados. Participaram 13 enfermeiros que trabalhavam na unidade pós-operatória de alta complexidade de um hospital de referência em transplantes. Os depoimentos foram gravados, transcritos e organizados em categorias. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo. A análise do material empírico revelou as seguintes categorias temáticas Percepção dos enfermeiros sobre o processo de admissão de crianças no pós-operatório imediato; Criação de um protocolo no período pós-operatório do transplante renal voltado para crianças; Insegurança dos profissionais relacionada à reposição volêmica e parada cardiorrespiratória. O estudo contribuiu para o diagnóstico situacional quanto aos cuidados realizados pelos enfermeiros, destacando-se reposição volêmica, dados vitais ao qual se difere do paciente adulto, parâmetros da ventilação mecânica e diluição de drogas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva