Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transtorno mental comum em usuários de substâncias psicoativas / Common mental disorders in psychoactive substances users

Moreira, Roberta Magda Martins; Oliveira, Eliany Nazaré; Lopes, Roberlândia Evangelista; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Almeida, Paulo César de; Aragão, Heliandra Linhares.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 99-105, jun. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1102807
substâncias psicoativas.

Metodologia:

Estudo transversal realizado com 497 usuários de substâncias psicoativas de oito municípios da mesorregião noroeste do estado do Ceará. Os dados foram coletados com formulário para perfil sociodemográfico e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e analisados por estatística inferencial, com testes de associação, comparação e correlação.

Resultados:

78,1% apresentaram rastreamento positivo para TMC com maior índice para humor ansioso e depressivo e sintomas somáticos. O sexo feminino e ter menor idade constituem fatores de risco, enquanto, ter religião católica ou evangélica, ter ocupação, um companheiro fixo e filhos consistem em fatores protetores para TMC.

Conclusão:

Esse estudo possibilitou identificar condições associadas ao TMC, os quais facilitam a tomada de decisões na tentativa de priorizar ações para grupos mais vulneráveis a fim de evitar o desenvolvimento de TMC. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva