Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Onde está a enfermagem? A (in)visibilidade desta categoria profissional nos meios de comunicação / Where is nursing? The (in)visibility of this professional category in the media

Silva, João Caio; Moraes, Hylda; Araújo, Francisco; Araujo, Maria Karolayne; Oliveira, Marcos Renato.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2): 48-54, jul. 2020. ilus
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1104076

Objetivo:

analisar a visibilidade da Enfermagem nos meios de comunicação segundo a percepção de acadêmicos de Enfermagem.

Metodologia:

trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, com a participação de acadêmicos de Enfermagem do primeiro e último semestres. Concebeu-se a coleta de dados por meio de roteiro semiestruturado. Analisaram-se os dados sob os preceitos da Análise de Conteúdo associada com o software Interface de R pour lês Analyses Multidimensionalles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ)®.

Resultados:

destacou-se, pelos entrevistados, que a Enfermagem é desvalorizada nos meios de comunicação, salientando, também, a recorrente valorização dos profissionais da Medicina nessas mídias em detrimento da Enfermagem e demonstrando a necessidade de reivindicar esta realidade.

Conclusão:

cerca-se a Enfermagem de estereótipos em sua representação nas mídias e isso implica a sua desvalorização social e visibilidade profissional. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva