Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias defensivas utilizadas pela enfermagem frente à morte em terapia intensiva pediátrica / Defensive strategies used by nursing in front of death in pediatric intensive care unit

Vasconcelos, Luísa Schirmann; Camponogara, Silviamar; Neves, Eliane Tasch; Bonfada, Mônica Strapazzon; Dias, Gisele Loise; Bin, Aline.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2): 55-61, jul. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1104078

Objetivo:

conhecer as estratégias defensivas utilizadas por trabalhadores de enfermagem para minimizar o sofrimento advindo da vivência da morte de crianças hospitalizadas em unidade de terapia intensiva pediátrica.

Método:

estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital universitário. A coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2016, por meio de entrevista semiestruturada com 15 trabalhadores de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo.

Resultados:

os dados apontaram como principais estratégias negação, afastamento no momento do óbito, tentativa de separação entre as atividades laborais e vida pessoal. A família do trabalhador e os colegas de trabalho constituem-se em suporte para o enfrentamento dessas situações, ainda, a sensação de dever cumprido e busca de apoio em crenças religiosas.

Conclusão:

os trabalhadores utilizam estratégias defensivas que vão da negação do sofrimento, perpassando por diferentes formas de agir perante as situações de sofrimento. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva