Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doença de parkinson: sentimentos atribuídos ao convívio à luz do cuidador familiar / Parkinson's disease: feelings attributed to the conviviality in the light of the family caregivers

Reis, Rogério Donizeti; Dias, Ewerton Naves; Batista, Marcos Antônio; Mesquita Filho, Marcos; Silva, José Vitor da.
Estud. interdiscip. envelhec ; 24(3): 115-127, dez. 2019.
Artigo em Português | Index Psi (psicologia), LILACS | ID: biblio-1104166

Objetivo:

Identificar os sentimentos atribuídos quanto à convivência com o idoso com Doença de Parkinson à luz dos cuidadores familiares.

Métodos:

Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório e transversal. Os participantes do estudo foram os cuidadores familiares que conviviam com o idoso portador da Doença de Parkinson. A amostra foi constituída por 20 cuidadores familiares. Para a coleta de dados utilizou-se os seguintes instrumentos questionário referente ao perfil pessoal e familiar dos participantes e roteiro de entrevista semiestruturado, a estratégia metodológica para análise das entrevistas foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Resultados:

Emergiram as seguintes categorias "dificuldade pela evolução da doença", "convivo de forma tranquila", "compromisso diário", "sentimento de impotência".

Conclusão:

É de extrema necessidade cuidar do cuidador e intensificar esforços para amparar estas famílias na sua integralidade, no propósito de eliminar as vulnerabilidades que esses cuidadores são expostos e que implicam diretamente na sua qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR574.2
Selo DaSilva