Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The quality of life of family health professionals: a systematic review and meta-synthesis / Calidad de vida de profesionales de Salud de la Familia: una revisión sistemática y metasíntesis / Qualidade de vida de profissionais da Saúde da Família: uma revisão sistemática e metassíntese

Pennisi, Pedro Rogério Camargos; Alves, Natalia Caroline; Michelin, Pietra Sanitá; Medeiros-Souza, Lívia; Herval, Álex Moreira; Paranhos, Luiz Renato.
Rev. bras. enferm ; 73(5): e20190645, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1115388
RESUMO

Objetivos:

desenvolver uma revisão sistemática e metanálise de estudos qualitativos sobre a qualidade de vida relacionada ao trabalho de profissionais da Saúde da Família.

Métodos:

a revisão sistemática foi desenvolvida para responder à seguinte questão pautada no método PVO "Quais fatores (variáveis) estão associados com a qualidade de vida relacionada ao trabalho (resultado) de profissionais da Estratégia Saúde da Família (população)?" As bases de dados PubMed, Scopus, Embase, SciELO, Web of Science, LILACS, Science Direct, OpenThesis, OpenGrey e OATD foram selecionadas. A metassíntese analisou as categorias principais e subcategorias de todos os estudos incluídos.

Resultados:

a busca na base de dados resultou em 1.744 registros, e seis deles foram considerados elegíveis para a metassíntese. Quatro fatores foram considerados para a qualidade de vida relacionada ao trabalho condições de trabalho, processo de trabalho, relações interpessoais e aspectos pessoais. Conclus ões embora este estudo confirme a adequação de aspectos comumente relacionados à qualidade de vida no trabalho, outros fatores são importantes no caso dos profissionais da Saúde da Família, especialmente o contexto de trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva