Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life, depressive and minor psychiatrics symptoms in nursing students / Calidad de vida, síntomas depresivos y psiquiátricos menores en estudiantes de enfermería / Qualidade de vida, sintomas depressivos e psiquiátricos menores em estudantes de enfermagem

Pinheiro, Jéssica Morgana Gediel; Macedo, Andreia Barcellos Teixeira; Antoniolli, Liliana; Dornelles, Thayane Martins; Tavares, Juliana Petri; Souza, Sonia Beatriz Cocaro de.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.1): e20190134, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1115404
RESUMO

Objetivo:

Avaliar qualidade de vida, prevalência de sintomas depressivos e psiquiátricos menores em estudantes de Enfermagem.

Métodos:

Estudo transversal, realizado de março a abril de 2018, em uma universidade federal. Amostra composta por 242 acadêmicos de Enfermagem, do 1º ao 8º semestre. Os dados foram coletados por meio dos instrumentos de qualidade de vida, Inventário de Depressão de Beck e Self-Report Questionnaire. Considerou-se nível de significância de 0,05.

Resultados:

A média de idade foi de 22,9±5,1 anos. Verificou-se que 25% dos alunos apresentaram sintomas depressivos graves e 54% dos alunos apresentaram transtornos psiquiátricos menores, com maior prevalência nos primeiros semestres. Observou-se relação inversa entre frequência de sintomas depressivos e escores da qualidade de vida (p = 0,05).

Conclusão:

Os acadêmicos de Enfermagem apresentaram elevada prevalência de sintomas depressivos, indicando a importância da implantação de ações para promoção e prevenção da saúde mental.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva