Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors associated with leisure activities of elderly residents in rural areas / Factores relacionados a las actividades recreativas de ancianos residentes en la zona rural / Fatores associados às atividades de lazer de idosos residentes na zona rural

Pitilin, Erica de Brito; Massaroli, Aline; Luzardo, Adriana Remião; Lentsck, Maicon Henrique; Baratieri, Tatiane; Gasparin, Vanessa Aparecida.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.3): e20190600, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1115436
RESUMO

Objetivo:

Identificar os fatores associados às atividades de lazer de idosos residentes na zona rural.

Método:

Estudo transversal quantitativo realizado com 258 idosos residentes na área rural do Paraná. O instrumento para a coleta abordou questões sociodemográficas, econômicas e atividades de lazer autorreferidas. A associação entre as variáveis e as atividades de lazer foi verificada por meio de análise bivariada e multivariada.

Resultados:

Entre os idosos entrevistados, 63,9% eram do sexo feminino e 36,1% do sexo masculino, com média de idade de 68,3 anos (± 5,8 anos). A participação em atividades de lazer foi alta (79,8%), e os fatores que se associaram à sua prática foram situação conjugal, sexo e escolaridade.

Conclusão:

Considerando que a prática de atividades de lazer promove melhores condições de vida e saúde, reforça-se a necessidade de implementação de ações e instrumentos que proporcionem lazer individual e coletivo no espaço rural.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva