Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Technologies used by nursing managers in Portuguese hospitals / Tecnologías utilizadas por enfermeras gerentes en hospitales portugueses / Tecnologias utilizadas por enfermeiros gestores em hospitais portugueses

Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Trindade, Letícia de Lima; Vandresen, Lara; Leite, Maria José Mesquita Gomes Correia; Pereira, Carla Marina Gomes; Landeiro, Maria José Lumini.
Rev. gaúch. enferm ; 41: e20190294, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1115681
RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre as caraterísticas de enfermeiros gestores e o uso de tecnologias de informação e comunicação em hospitais portugueses.

Método:

Estudo transversal, quantitativo, envolvendo 138 enfermeiros gestores, que responderam um questionário sobre o uso das principais tecnologias de informação e comunicação na gestão. Os achados foram submetidos a análise estatistísca descritiva e analítica.

Resultados:

Predominaram as mulheres, com mais de 25 anos na profissão e mais de dez na gestão. Evidenciou que os gestores identificam a utilidade e facilidade de forma singular para cada tecnologia, o uso destas sofre influencia das características sócio laborais dos enfermeiros, sendo significativo o sexo, possuir especialização, o tempo de experiência nos serviços e na gestão.

Conclusão:

O estudo contribui para explicar e prever a intenção de uso, bem como domínio das tecnologias na gestão hospitalar, fornecendo subsídio de escolha no gerenciamento dos serviços e necessidade de qualificação para utilização.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva