Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção acerca do processo de gerenciamento em Centros de Saúde da Família / Perception about the management process in family health centers

Fontenele Júnior, Antônio Ademar Moreira; Barreto, Raissa Mont'Alverne; Ribeiro, Marcos Aguiar; Albuquerque, Izabelle Mont'Alverne Napoleão; Carneiro, Maria do Socorro Melo; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2): 160-167, jul. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1116001

Objetivo:

O objetivo do estudo foi analisar a percepção de gerentes acerca do processo de gerenciamento dos Centros de Saúde da Família da zona urbana do município de Sobral, Ceará.

Método:

Trata-se de uma pesquisa exploratório descritiva, de abordagem qualitativa. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com os gerentes dos Centros de Saúde da Família de Sobral-Ce da zona urbana no período de maio a agosto de 2019. Para tratamento dos dados empregou-se a análise de conteúdo proposto por Bardin e, como suporte neste processo, foi utilizado o software NVivo 11.

Resultados:

Os achados evidenciaram que o processo de gerenciamento é caracterizado pela falta de experiência, busca contínua de conhecimento para atuação no cargo e os maiores desafios enfrentados foram a burocratização do trabalho, a gestão de pessoas e falta de autonomia.

Conclusão:

O estudo reflete a necessidade de mudança das práticas na Estratégia Saúde da Família, no sentido de fortalecer a gestão compartilhada, efetivando práticas democráticas, coletivas e participativas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva