Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação para o cuidado em liberdade: reflexões sobre uma residência multiprofissional em Saúde Mental Coletiva / Training for care in freedom: reflections on a multidisciplinary residency in mental health collective

Pires, Ronaldo Rodrigues; Soares, Camila Alves; Silva, Vanina Tereza Barbosa Lopes da; Caetano, Núbia Dias Costa; Cabral, Francisca Marcia Araújo Lustosa; Sousa, Maria Janaína Norões de; Alencar, Alexsandro Batista de.
Saúde Redes ; 5(1): 181-190, jan. - mar. 2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1116080
A formação de profissionais para o trabalho em saúde mental é uma questão importante para a construção de uma política de saúde mental antimanicomial no Sistema Único de Saúde. Os programas de residência multiprofissional mostram-se capazes de instrumentalizar essa mudança ao fomentar uma formação que ap osta no trabalho em rede, nas potencialidades do território e na autonomia dos sujeitos como condição essencial para ocuidado. Assim, a reflexão sobre os processos formativos das residências tornam-se relevantes para o aperfeiçoamento e a avaliação destes programas. Nosso objetivo é apresentar o relato da experiência de formação de uma residência multiprofissional com ênfase em Saúde Mental Coletiva. Abordamos neste relato as atividades vivenciadas, refletindo sobre avanços e desafios encontrados. Concluímos que, apesar das dificuldades apresentadas, a residência se mostrou agenciadora de mudanças positivas no cotidiano dos serviços e colaborou na formação de profissionais implicados com o cuidado em liberdade.
Biblioteca responsável: BR1973.9
Selo DaSilva