Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Política, segurança e saúde pública no Brasil: combatendo a violência / Policy, security and public health in Brazil: combating violence

Souza, Jhuliano Silva Ramos de; Vilela, Sueli de Carvalho; Costa, Andreia Cristina Barbosa; Silva, Sinézio Inácio da.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-7], 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1116157

Objetivo:

refletir sobre a política de saúde e segurança pública no Brasil e os desafios à saúde pública no combate à violência.

Método:

trata-se de um estudo teórico-reflexivo. Pesquisaram-se no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e do Portal CAPES, LILACS, MEDLINE, SCOPUS e Web of Science, nos últimos dez anos (2008 ­ 2018).

Resultados:

identificaram-se quatro categorias 1) Políticas de enfrentamento da violência de gênero entre profissionais da saúde, justiça e social; 2) Seguridade pública e a violência contra crianças e adolescentes na ótica da saúde pública; 3) Vulnerabilidade e a violência urbana no Brasil questões sociais, culturais e econômicas e a 4) A importância da notificação compulsória como uma ferramenta de ajuda aos profissionais da saúde no combate à violência.

Conclusão:

conclui-se que, embora, no Brasil, existam órgãos de políticas, segurança e de saúde voltados à promoção e prevenção da violência, o país ainda carece de sistemas mais competentes e ativos na detecção desse problema que atinge toda a população brasileira.
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva