Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção de cartilha virtual para o cuidado em saúde mental em tempos de COVID-19: relato de experiência / Virtual booklet construction for mental health care in the time of COVID-19: experience report

Aquino, Sonha Maria Coelho de; Sousa, Francisca Gerlania Rodrigues de; Saldanha, Francisco Geornes Peixoto; Sousa, Maria Isabella Epifânio de; Silva, Gisele Mendes da; Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de; Carvalho, Carolina Maria de Lima.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 174-178, ago. 2020. ilus
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1116615

Objetivo:

Descrever a construção de uma cartilha virtual como tecnologia de cuidado em saúde mental, sendo aplicada ao contexto de distanciamento social em decorrência dos efeitos da pandemia COVID-19.

Metodologia:

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no contexto de atuação de equipe multidisciplinar de residentes no Centro de Atenção Psicossocial, no período de março a abril de 2020. Participaram profissionais da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública com ênfase em Saúde Mental Coletiva no município de Guaiuba, CE.

Resultados:

Tendo como título "Esperançar em tempos de medo", o processo de construção da cartilha se deu em três momentos planejamento, levantamento de conteúdos e produção da cartilha. A partir de uma linguagem dialogada, buscou-se promover reflexões para o tempo de distanciamento social e direcionamento nos modos de enfrentamento ao medo com criatividade, cuidado de si e promoção da esperança.

Conclusões:

A construção desse trabalho responde ao desafio de reinvenção das práticas de cuidado e das tecnologias empregadas em saúde mental no contexto de distanciamento social em decorrência da pandemia COVID-19. Conclui-se que a cartilha desenvolvida é fruto e semente para pensar e promover suporte para cuidado e autocuidado em saúde mental no contexto atual. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva