Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Câncer em tempos de COVID-19: repercussões na vida de mulheres em tratamento oncológico / Cancer in time of COVID-19: repercussions in the lives of women undergoing oncological treatment / Cáncer en los tiempos de COVID-19: repercusiones em la vida de las mujeres sometidas a tratamiento oncológico

Souza, Jeane Barros de; Conceição, Vander Monteiro da; Araújo, Jeferson Santos; Bitencourt, Júlia Valéria de Oliveira Vargas; Silva Filho, Cláudio Claudino da; Rossetto, Maíra.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e51821, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1117686

Objetivo:

compreender a vivência do enfrentamento e repercussões da COVID-19, na percepção de mulheres em tratamento oncológico.

Método:

estudo qualitativo, do tipo ação-participante, fundamentado no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que possui três fases Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Foi realizado Círculo de Cultura virtual, com a participação de 12 mulheres em tratamento do câncer de mama, de diferentes localidades do Brasil.

Resultados:

no Círculo de Cultura virtual discutiram dois temas desafios no enfrentamento do câncer e da COVID-19; aprendizados gerados nessa vivência, considerando um renascimento das próprias cinzas. Considerações finais o momento pandêmico tem instigado reflexões sobre o viver. Assim, as mulheres em tratamento oncológico e também em restrição social puderam expressar seus sentimentos, descobrindo e redescobrindo fragilidades e fortalezas para ressignificar e crescer como seres, em uma sociedade, que pode e deve articular estratégias para promoção da saúde.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva