Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mulher e a descoberta do câncer de mama: trilhando caminhos no sistema único de saúde / Woman and breast cancer discovery: traveling pathways in the single health system / Descubrimiento dela mujer y el cáncer de mama: viajando por caminos en el sistema de salud único

Manorov, Maraisa; Souza, Jeane Barros de; Geremia, Daniela Savi; Martins, Emanuelly Luize; Conceição, Vander Monteiro da.
Rev. enferm. atenção saúde ; 9(1): 3-13, jan./jul. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1117923

Objetivo:

compreender como mulheres detectaram o câncer de mama, desvelando o tempo entre o diagnóstico e início do tratamento.

Método:

estudo do tipo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, com dez mulheres mastectomizadas. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas com roteiro, contendo questões semiestruturadas. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo.

Resultados:

sete participantes detectaram alterações na mama por meio do autoexame, levando-as a investigação diagnóstica. Quatro entrevistadas iniciaram o tratamento em até 60 dias e as outras seis extrapolaram o tempo preconizado, portanto, o tempo entre diagnóstico e início do tratamento variou de dois a oito meses.

Conclusão:

salienta-se a necessidade de maiores investimentos no setor saúde, fortalecendo ações para rastreamento, detecção precoce do câncer de mama e início do tratamento no prazo de 60 dias, contribuindo para reduzir a mortalidade e os riscos de morbidade ocasionados pelos tratamentos, interferindo também no emocional das mulheres (AU).
Biblioteca responsável: BR394.1
Localização: BR394.1
Selo DaSilva