Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Familiares cuidadores de idosos com sintomas depressivos / Family caregivers of elderly with depressive symptoms / Familiares cuidadores de ancianos con síntomas depresivos

Granero, Gabriela Souza; Garcia, Luan Augusto Alves; Bomfim, Irma Helena Ferreira Benate; Campanhol, Edna Maria; Farinelli, Marta Regina; Santos, Álvaro da Silva.
Rev. enferm. atenção saúde ; 9(1): 39-51, jan./jul. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1117952

Objetivo:

conhecer as relações de cuidado dos familiares de idosos com sintomas depressivos e a suas percepções acerca do desgaste do cuidador.

Método:

estudo qualitativo, com coleta de dados entre agosto e setembro de 2018, por meio de entrevista semiestruturada, submetidos à an6álise de conteúdo temática e organizados em três categorias.

Resultados:

participaram três cuidadores familiares. O cuidado empreendido ao idoso com sintomatologia depressiva por familiares é reconhecido como gratificante por poder contribuir com familiar, garantindo o estabelecimento de vínculos, porém este cuidado pode gerar sobrecargas nestes cuidadores.

Conclusão:

compreenderas implicações que norteiam a atividade de cuidado realizada por familiares pode nortear a criação/reorientação de políticas públicas, as quais ofereçam uma rede de suporte e amparo a esses cuidadores, contribuindo para sua qualidade de vida (AU).
Biblioteca responsável: BR394.1
Localização: BR394.1
Selo DaSilva