Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transplante renal: enfermeiro da terapia intensiva no pós-operatório imediato / Renal transplantation: intensive therapeutic nurse in the immediate post-operative period / Transplante renal: enfermero terapéutico intensivo en el post-operatorio inmediato

Zílio, Iasmim Cristina; Zanella, Kelly Aparecida; Marolli, Cristiane; Souza, Silvia Silva de; Silva, Tatiana Gaffuri da; Araújo, Bruna Nadaletti de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 1144-1149, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1117972

Objetivo:

Avaliar os saberes de enfermeiros no cuidado ao paciente no período pós-operatório imediato de transplante renal.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado no ano de 2015 em um hospital público de Santa Catarina. Participaram enfermeiros que atuavam na Unidade de Terapia Intensiva com experiência em cuidado no pós-operatório de transplante renal. Para a coleta de dados foi utilizado entrevista semiestruturada e a análise foi através do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

O estudo deu origem a 5 discursos do sujeito coletivo As primeiras horas requerem cuidados intensivos, checklist como potencialidade no cuidado de pacientes no pós operatório de transplante renal, qualificação profissional como ponto forte no cuidado, momento de expectativa e ansiedade para os pacientes e o acompanhante familiar no pósoperatório.

Conclusão:

O estudo evidenciou o fortalecimento de saberes dos enfermeiros, destacou o uso de checklist, a importância da educação continuada e de familiares como fonte de apoio aos pacientes
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva