Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados com a transmissão: o que levou o Ceará ao epicentro da COVID-19? / Transmission care: what led Ceará to be the epicenter of COVID-19? / Cuidados de la transmisión: ¿qué ha hecho Ceará para ser el epicentro de la COVID-19?

Lima, Danilo Lopes Ferreira; Veras, Pedro Jessé Lima; Marques, Thâmia Martins; Costa, Samuel Carvalho; Santos, Helena Paula Guerra dos; Neri, Jiovanne Rabelo.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 33: 1-14, 03/01/2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1118042

Objetivo:

Investigar os cuidados e as percepções da população cearense na busca de respostas sobre o que pode ter levado o Ceará ao epicentro da COVID-19 no Nordeste do Brasil.

Métodos:

Aplicou-se um questionário online contendo perguntas sobre aspectos sociodemográficos, percepções e cuidados relacionados à transmissão do coronavírus 2 com 2.452 pessoas em 2020. Foi realizada estatística descritiva, além da associação entre variáveis por meio do teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%.

Resultados:

Os homens usavam menos máscaras e lavavam menos as mãos (p<0,001) que as mulheres (p<0,001). Aqueles que vivem no interior cumprem menos o isolamento social (p=0,004), usam menos máscaras, têm lavado menos as mãos (p<0,001) e percebem que as pessoas ao seu redor não cumprem as medidas de prevenção usando máscaras (p<0,001). Semelhantemente, os mais jovens são os que estão menos em isolamento social (p<0,001) e os que menos utilizam máscaras (p<0,001). Aqueles com nível médio são os que mais estão trabalhando, e os com nível fundamental são os mais favoráveis ao retorno ao trabalho (p<0,001), os que menos confiam no sistema de saúde (p=0,002) e os que menos usam máscaras (p<0,001).

Conclusão:

Aspectos culturais e comportamentais, notadamente de homens, jovens, pessoas com baixa escolaridade e moradores do interior já sinalizavam para que o estado viesse a ser um epicentro regional da pandemia no Brasil.
Biblioteca responsável: BR6.1
Selo DaSilva