Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Entre erros e acertos: promovendo a segurança do paciente a partir da insegurança noticiada / Between error and success: promoting patient safety based on the reporting of adverse events

Forte, Elaine Cristina Novatzki,; Pires, Denise Elvira Pires de,; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva,; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza,; Schneider, Dulcinéia Ghizoni,; Trindade, Letícia de Lima,.
Rev. eletrônica enferm ; 20: 1-9, 2018. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1118919
Estudo qualitativo, documental, interpretativo, com coleta de dados realizada em jornais de dois países, com o objetivo de interpretar o modo como as notícias sobre erros de enfermagem na mídia podem contribuir para a compreensão das questões relacionadas à segurança do paciente. Realizada análise hermenêutica com base no Processo de Trabalho e na Teoria do Agir Comunicativo, com auxílio do software Atlas.ti. Resultaram três categorias temáticas que permitiram compreender os problemas relacionados ao financiamento da saúde, às oportunidades de proporcionar a compreensão do problema à sociedade e às possibilidades de representar e fortalecer a identidade profissional. Conclui-se que os meios de comunicação podem ser importantes aliados da enfermagem na busca por melhores condições de trabalho e para dar visibilidade à problemática em si e ao subfinanciamento da saúde, pois as notícias permitem aproximações e distanciamentos, se inseridas no contexto histórico, político e social dos envolvidos.
Biblioteca responsável: BR584.1
Selo DaSilva