Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento e validação de vídeo educativo para autocateterismo vesical intermitente limpo / Development and validation of an educational video for clean intermittent bladder catheterization

Faleiros, Fabiana,; Cucick, Cibele Dias,; Silva Neto, Elias Tristão da Silva,; Rabeh, Soraia Assad Nasbine,; Favoretto, Naira Beatriz,; Käppler, Christoph,.
Rev. eletrônica enferm ; 21: 1-8, 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1119028
Trata-se do desenvolvimento e validação de um vídeo educativo sobre autocateterismo vesical intermitente limpo. Estudo metodológico, realizado em três etapas pré-produção (elaboração e validação do roteiro e storyboard), produção do vídeo, e pós-produção (validação do vídeo por juízes experts em reabilitação e/ou saúde). O roteiro para produção do vídeo foi desenvolvido e validado por 18 juízes, com 91,1% de concordância. O vídeo, com 10 minutos e cinco segundos, também foi validado e atingiu 97,4% de concordância entre os 17 juízes participantes nos quesitos funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimentos. A versão final do vídeo desenvolvido e validado pode ser visualizada no Portal do Núcleo de Pesquisa NEUROREHAB, www.demaisinformacao.com.br. Essa ferramenta pode contribuir para a capacitação de pessoas com bexiga neurogênica a realizar o autocateterismo urinário, bem como profissionais de saúde e estudantes de enfermagem, e apoiar metodologicamente o desenvolvimento de outros vídeos educativos na área da saúde.
Biblioteca responsável: BR584.1
Selo DaSilva