Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O papel das redes de atenção à saúde no sus sob a ótica dos gestores de uma região de saúde / The role of health care networks in sus from the perspective of managers in a health region / El papel de las redes de salud en el sus desde la perspectiva de los gerentes en una región de salud

Feltrin, Aline Fiori dos Santos; Soares, Thaynara Marques C; Lopes, Kayallen Baroni; Camargo, Ana Júlia; Cavalcanti, Letícia Fernandes; Borghetto, Rafaela Fernandes.
CuidArte, Enferm ; 14(1): 35-40, 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1119280

Introdução:

Redes de Atenção à Saúde são formas de organização que articulam serviços e sistemas de saúde e que, por meio de equipes multidisciplinares, unem cada ponto da rede de saúde. Nesse panorama, o gestor municipal assume papel fundamental na formulação e pactuação das Redes de Atenção à Saúde, à medida que, quando participa ativamente junto ao estado, fortalece as regiões de saúde e a capacidade de gestão municipal, reinventando práticas e construindo novos arranjos de gestão do Sistema Único de Saúde.

Objetivo:

Identificar o conhecimento e a visão dos gestores municipais sobre as Redes de Atenção à Saúde numa cidade do interior paulista, a atuação dos gestores na discussão e formulação das Redes de Atenção à Saúde em uma região de saúde e destacar a importância do conhecimento gerencial e de gestão do SUS na visão do gestor sob a ótica da Redes de Atenção à Saúde. Material e

Método:

Estudo descritivo com abordagem qualiquantitativa, cuja população constituiu-se por gestores municipais do Sistema Único de Saúde de uma cidade do noroeste paulista. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com os gestores e a análise realizada por meio de frequência relativa e absoluta e da técnica de análise de conteúdo de Bardin, com transcrição na íntegra das entrevistas e após leitura crítica, agrupamento segundo temática e significação das palavras.

Resultados:

Foram entrevistados 06 gestores e as temáticas levantadas por eles foram Desafios da implantação das Redes (100%), Governança e Relações Interfederativas (ambos com 50%).

Conclusão:

Ouvir os gestores possibilitou apreender suas visões acerca da construção participativa nas redes de saúde, bem como no fortalecimento dos espaços de gestão para que a micropolítica ocorra de forma permanente e favoreça a macropolítica na efetivação do acesso, produção e gestão do cuidado na rede.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva