Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fortalezas e fragilidades no ensino das doenças crônicas não transmissíveis no curso de enfermagem / Weaknesses and strengths in the teaching of non-communicable chronic diseases in nursing undergraduate training

Maestri, Eleine; Martini, Jussara Gue; Lazzari, Daniele Delacanal; Conceição, Vander Monteiro da; Geremia, Daniela Savi; Kwiatkowiski, Heloisa Schatz; Massaroli, Aline.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e50409, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1119567

Objetivo:

analisar as fragilidades e fortalezas no processo de formação profissional do enfermeiro perante o cuidado de pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, analítico e exploratório. A coleta de dados foi no curso de graduação em Enfermagem de uma universidade na região Sul do Brasil. Realizaram-se entrevistas com estudantes e professores, bem como análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso e de Planos de Ensino.

Resultados:

entre as fragilidades, identificaram-se as subcategorias organização da matriz curricular como fator limitador nos cenários de aprendizagem da prática e invisibilidade da família no contexto de cuidado. Como potencialidade, identificou-se a subcategoria atividades de pesquisa e extensão relacionadas às doenças crônicas.

Conclusão:

implementar um curso em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem constitui tarefa desafiadora. Conclui-se que há um movimento em prol da articulação entre ensino, pesquisa e extensão visando atender às demandas do setor saúde e, principalmente, de viabilidade para que ampla maioria dos discentes consiga participar. Conquanto, é fundamental a revisão do Projeto Pedagógico do Curso para se adequar às diretrizes e às próprias práticas que já vêm sendo desenvolvidas no curso.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva