Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Carga de cuidado de los cuidadores familiares y nivel de dependencia de su familiar / Burden of care of family caregivers and level of dependency of their family member / Carga de cuidado dos cuidadores familiares e nível de dependência do parente

Salazar Maya, Angela Maria; Cardozo García, Yadira; Escobar Ciro, Carmen Liliana.
Investig. enferm ; 222020. tab
Artigo em Espanhol | COLNAL, BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1119913

Introdução:

Doenças crônicas, processos terminais, velhice e sobrevivência de pessoas com comorbilidades, deficiências físicas ou psíquicas, além de alterações nos sistemas de saúde, trasladaram o cuidado para a família e cuidadores familiares.

Objetivo:

Determinar a carga de cuidado no cuidador familiar e o nível de dependência funcional ou doença crônica do familiar.

Método:

Estudo quantitativo, descritivo de corte transversal, realizado na cidade de Medellín (Colômbia) de novembro de 2017 a setembro de 2019. A amostra foi de 494 pessoas aleatórias. Os instrumentos Zarit, Pulses e variáveis sócio-demográficas foram aplicados. Os dados foram analisados com o programa SPSS versão 25. Medidas de centro e dispersão foram aplicadas às variáveis de tipo quantitativo. Para as qualitativas analisaram-se as frequências.

Resultados:

89,7% da amostra são de sexo feminino, com idade média de 53,5 anos; 39 % são solteiros; 75,6% estudaram até secundário; 83,1% são donos da casa e cuidam há 8,6 anos, e 87,9 % são principais cuidadores, com problemas de sistema cardiovascular, nervoso e musculoesquelético. Para 29,4 % dos participantes, o ônus é grave, seguido de moderado e o nível de dependência da pessoa que cuida é grave, em 71 % dos casos.

Conclusões:

No nosso meio, a maioria é cuidadora, solteiras, dona da casa e cuida de parente (pai-filho). A sobrecarga do cuidado é excessiva porque elas cuidam de pessoas com dependência grave.
Biblioteca responsável: CO185.1
Selo DaSilva