Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da Qualidade de Vida de Pacientes Oncológicos em Cuidados Paliativos / Evaluation of the Quality of Life of Oncological Patients in Palliative Care / Evaluación de la Calidad de Vida de los Pacientes Oncológicos en Atención Paliativa

Silva, Islany Barbosa Soares da; Lima Júnior, José de Ribamar Medeiros; Almeida, Joelson dos Santos; Cutrim, Dayara Sthéfane Pereira; Sardinha, Ana Hélia de Lima.
Rev. bras. cancerol ; 66(3): 1-9, 2020.
Artigo em Português | LILACS, CONASS, Coleciona SUS (Brasil), SES-MA | ID: biblio-1120497

Introdução:

Os cuidados paliativos para pacientes oncológicos têm por finalidade promover a qualidade de vida por meio do controle de sinais e sintomas, melhoria do bem-estar físico, emocional, social e espiritual.

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida de pacientes oncológicos em cuidados paliativos.

Método:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, de abordagem quantitativa, realizada com 21 pacientes internados em uma unidade de cuidados paliativos. Foram coletados dados sobre aspectos sociodemográficos e clínicos, e utilizada a escala do European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality-of-Life Questionnaire Core15 PAL (EORTC QLQ C-15 PAL) para avaliação da qualidade de vida.

Resultados:

A média de saúde global foi de 60,32, sendo a qualidade de vida considerada satisfatória. Na escala de sintomas, os domínios mais afetados foram dor (52,38), constipação (46,03) e fadiga (42,86). A função emocional (37,30) mostrou-se pior do que a avaliação da função física (59,79). Houve relação significativa do tempo de diagnóstico com a qualidade de vida geral e a dispneia do performance status de Karnofsky(KPS) com o funcionamento físico, bem como da presença de metástase com dispneia.

Conclusão:

A qualidade de vida deve ser avaliada diariamente, visto que os cuidados paliativos consideram, além dos sintomas, o conforto do próprio paciente durante o estado de doença que ameaça à vida e as intervenções efetivas de cuidados, permitindo assim o direcionamento da atuação da equipe multiprofissional.
Biblioteca responsável: BR440.1
Localização: BR440.1
Selo DaSilva