Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: abordagem das doenças crônicas não transmissíveis / Teaching strategies in undergraduate nursing courses: an approach to non-communicable chronic diseases

Maestri, Eleine; Martini, Jussara Gue; Lazzari, Daniele Delacanal; Bitencourt, Julia Valéria de Oliveira Vargas; Lima, Julyane Felipette; Lima, Jeane Barros de Souza; Kwiatkowiski, Heloisa Schatz.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e50388, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1121513

Objetivo:

identificar as estratégias utilizadas para ensinar doenças crônicas não transmissíveis em um curso de graduação em Enfermagem.

Métodos:

estudo exploratório e documental, de abordagem qualitativa, desenvolvido no período de janeiro a março de 2016. O cenário foi um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública na região Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 15 estudantes e 11 professores por meio de entrevistas. Os dados documentais foram obtidos no Projeto Pedagógico do Curso e em 11 planos de ensino. A ordenação e organização dos dados seguiram a proposta de análise de conteúdo.

Resultados:

apontaram duas categorias Prioridade no uso de metodologias tradicionais e Aproximações com as metodologias ativas de aprendizagem. Existem ações pontuais para a introdução de metodologias ativas em sala de aula, no entanto as metodologias tradicionais ainda são predominantes. As abordagens de ensino-aprendizagem ainda estão centradas no professor, direcionadas por conteúdos, com exposição e domínio dos conhecimentos dos docentes. Considerações finais as mudanças esperadas nos cursos de graduação em Enfermagem são incipientes no que se refere à utilização de metodologias ativas de ensino.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva