Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso do brincar no cuidado à criança hospitalizada: contribuições à enfermagem pediátrica / Use of play in child care hospitalized: contributions to pediatric nursing

Ferreira, Madona Lopes; Monteiro, Maria de Fátima Vasquez; Silva, Kely Vanessa Leite da; Almeida, Vitória de Cássia Félix de; Oliveira, Joseph Dimas de.
Ciênc. cuid. saúde ; 13(2): 7, 2014-05-21.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1121532
Oadoecimento e hospitalização na infância são eventos não esperados pela criança sendo assim considerados como momentos de crise para esta e seus cuidadores. Sob tais perspectivas, o brincar e a brincadeira na vida da criança destacam-se como fator não apenas imprescindível de um transcorrê-la saudável, mas também como ferramenta propiciadora da maturação infantil, sendo possíveis e necessários na realidade de internação hospitalar. O estudo objetivou investigar as ações do enfermeiro de um hospital pediátrico no uso do brincar no cuidado à criança hospitalizada. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada através de entrevista semiestruturada, em um hospital infantil localizado no município de Juazeiro do Norte (CE). Utilizou-se da Análise de Conteúdo Categorial Temática proposta por Bardin para organização e avaliação dos dados. Destes, emergiram três categorias: Inserção do brincar e da brincadeira no cuidado à criança hospitalizada; Participação da mãe na construção do brincar;Reações da criança ao brincar e brincadeira e seus efeitos sobre o comportamento infantil. Concluiu-se que as enfermeiras realizam a inserção do brincar no cuidado à criança, porém de forma, ainda, assistemática.
Biblioteca responsável: BR1748.9
Selo DaSilva