Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consulta de Enfermagem: relato de experiência sobre promoção da saúde de pessoas com Diabetes Mellitus / Nursing Consultation: experience report on health promotion of Diabetes Mellitus people

Souza, Jeane Barros de; Menegolla, Gisielle Christine Schmidt; Meneghel, Débora; Pasquetti, Dalyla; Barbosa, Simone dos Santos Pereira; Geremia, Daniela Savi; Maestri, Eleine.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e48498, 20200000.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1122158

Objetivo:

Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de consultas para pessoas com diabetes, no espaço domiciliar e no consultório, no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

Trata-se de um relato de experiência, embasado nas atividades teórico-práticas em um centro de saúde da família, durante o sexto período do curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, no segundo semestre de 2018.

Resultados:

As consultas de enfermagem proporcionaram à equipe de Estratégia Saúde da Família a análise das condições de saúde atuais dos pacientes e a oportunidade de desenvolver o trabalho em equipe multiprofissional para maior efetividade no atendimento. A experiência possibilitou aos acadêmicos a correlação entre teoria e prática, bem como intensificou o aprendizado para o desempenho da profissão. Para os usuários, oportunizou maior conhecimento sobre a diabetes, reflexão sobre as complicações da doença e maneiras de promover a saúde, estimulando o autocuidado.

Conclusão:

A experiência permitiu verificar a importância em estabelecer a integração entre a universidade e os serviços de saúde a fim de aprimorar e fortalecer a assistência de saúde na atenção primária.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva