Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

El cuidador, el rechazo y la pérdida del trasplante renal en niños y adolescentes / The caregiver, rejection and loss of kidney transplantation in children and adolescents / O cuidador, rejeição e perda do transplante renal em crianças e adolescentes

Restrepo-Marulanda, Luz Viviana; Salazar-Maya, Ángela María.
Rev. cienc. cuidad ; 17(3): 20-32, 2020.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1122469

Objetivo:

interpretar as categorias cuidador; "Rejeição" e "Perda de transplante", do Estudo em Paciente Pediátrico com Transplante Renal, na perspectiva do cuidador.

Materiais e Métodos:

pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa; Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 14 cuidadores. Para a análise, foram utilizadas as ferramentas da teoria fundamentada. através de codificação aberta, axial e seletiva.

Resultados:

a maioria dos cuidadores familiares era mãe, com idade superior a 30 anos, sendo a categoria cuidador composta por subcategorias conformação do grupo familiar e reconhecimento do cuidador. A categoria Rejeição e perda de transplante é composta por subcategorias que apresentam rejeição e buscam as causas da rejeição, gerenciando complicações e sentimentos gerados pela rejeição. Embora seja verdade que existem pessoas envolvidas no cuidado, especificamente membros da família, também é verdade que deve haver um cuidador que esteja sempre encarregado da criança. Por esse motivo, o cuidador é a pessoa que conhece todo o processo, é o suporte, o eixo, tudo depende dele, que sempre deve estar lá, mesmo que a criança cresça. A rejeição e perda do transplante o vêem como uma complicação do processo e descrevem suas possíveis causas, como são tratadas e os sentimentos que gera.

Conclusão:

Grande parte do sucesso do transplante é atribuída ao cuidador, uma vez que é ele quem cuida permanentemente da criança e orienta o cuidado, uma vez que a condição de ser criança lhes dá total dependência do cuidador familiar
Biblioteca responsável: CO648.1
Selo DaSilva