Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologias de prevenção dos acidentes por motocicletas no Ceará, Brasil: análise de campanhas midiáticas / Technologies for the prevention of motorcycle accidents in Ceará, Brazil: analysis of media campaigns / Tecnologías para la prevención de accidentes de motocicleta en Ceará, Brasil: análisis de campañas mediáticas

Silva, Adailson Vieira da; Abreu, Francileudo Santos de; Medeiros, Nylla Kettilla Freitas Diógenes; Santos, Zélia Maria Sousa Araújo; Sousa, Anderson Reis de.
REVISA (Online) ; 9(3): 362-368, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1122554

Objetivo:

analisar as campanhas midiáticas acerca das tecnologias de prevenção dos acidentes por motocicletas no C.eará, Brasil.

Método:

Trata-se de um estudo exploratório, onde foi realizada uma pesquisa documental através do site institucional, sobre tecnologias educativas desenvolvidas pelo DETRAN-CE para a prevenção de acidentes de moto no Ceará.

Resultados:

As campanhas educativas na mídia cearense são divulgadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará - DETRAN-CE, órgão que regulamenta o trânsito no estado. O DETRAN-CE divulga as preventivas através de mensagens e orientações sobre condutas corretas no trânsito, no sentido de mudar o comportamento do homem na via pública e reverter o quadro de violência, reduzindo o número de acidentes, mortes e feridos. O público alvo são os condutores, passageiros, ciclistas, motociclistas e pedestres, que são ao mesmo tempo agentes e vítimas da violência, já que estudos apontam o homem como responsável por 90% dos acidentes no trânsito no país.

Conclusão:

Em virtude do número crescente de acidentes de trânsito no Ceará, verificou-se à inexistência de uma tecnologia atualizada e eficaz, para a prevenção de acidentes com motociclistas, o que pressupõe a ineficácia do desenvolvimento de uma ferramenta atualizada aplicada para a segurança no trânsito.
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva