Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ansiedade, depressão e estresse em cuidadores de sobreviventes de acidente vascular encefálico / Ansiedad, depresión y estrés en los cuidadores de sobrevivientes de vascular encefálico / Anxiety, depression and stress in caregivers of cerebrovascular accidents survivors

Costa, Tatiana Ferreira da; Ferreira, Gerlania Rodrigues Salviano; Pimenta, Cláudia Jeane Lopes; Silva, Cleane Rosa Ribeiro da; Leal, Natália Pessoa da Rocha; Bezerra, Thaíse Alves; Costa, Kátia Neyla de Freitas Macedo.
REME rev. min. enferm ; 24: e1312, fev.2020. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125481
RESUMO

Objetivo:

associar a ansiedade, a depressão e o estresse às características sociodemográficas, hábitos de vida, situação de saúde e dados da prestação do cuidado em cuidadores de sobreviventes de acidente vascular encefálico.

Método:

estudo transversal realizado com 151 cuidadores informais primários em João Pessoa, Paraíba, Brasil. Foram utilizados um instrumento semiestruturado e a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse-21, sendo os dados analisados por estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

os cuidadores com mais anos de estudo tiveram maior média de estresse. Os que se sentiam sempre cansados apresentaram maiores médias para ansiedade, depressão e estresse, bem como aqueles que mencionaram seu estado de saúde como ruim e os que dedicavam mais de 10 horas por semana ao cuidado. Os participantes que não praticavam atividade de lazer obtiveram maiores médias de depressão e estresse, os que auxiliavam na medicação foram relacionados a maior média de ansiedade e os que ajudavam na locomoção relataram maiores médias de depressão e estresse.

Conclusões:

foi observado que os níveis de ansiedade, depressão e estresse sofreram influência de algumas características pessoais, hábitos de vida, situação de saúde e características do cuidado prestado ao familiar vítima de acidente vascular encefálico.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva