Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tendência temporal da prevalência dos fatores de risco e de proteção para doenças crônicas não transmissíveis em Belo Horizonte, MG / Tendencia temporal de prevalencia de factores de riesgo y de protección para enfermedades crónicas no transmisibles en Belo Horizonte, MG / Temporal trend in the prevalence of risk and protection factors for chronic non-transmissible diseases in Belo Horizonte, MG

Reis, Barbara de Sá Menezes Teixeira; Machado, Ísis Eloah; Freitas, Maria Imaculada de Fátima; Jorge, Alzira de Oliveira; Silva, Alanna Gomes; Malta, Deborah Carvalho.
REME rev. min. enferm ; 24: e1307, fev.2020. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125483
RESUMO

Introdução:

as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem o maior problema global de saúde e são a principal causa de morte no mundo, juntamente com seus fatores de risco conhecidos, evitáveis e passíveis de intervenção.

Objetivo:

analisar as tendências temporais da prevalência dos fatores de risco e proteção para as DCNTs no município de Belo Horizonte.

Métodos:

estudo de tendência de indicadores de fatores de risco e de proteção para DCNT do inquérito Vigitel para a cidade de Belo Horizonte entre 2006 e 2016, estratificados segundo sexo, idade e escolaridade. Para estimar a tendência, foi utilizado o modelo de regressão linear simples, considerando a=0,05.

Resultados:

a análise de série temporal mostrou aspectos positivos, como aumento das tendências de fatores de proteção - a prática de atividade física no lazer e o consumo recomendado de frutas e legumes. Houve também redução de fatores de risco o tabagismo, o consumo de refrigerantes e de carne e leite com gordura, no período de 2006 a 2016.

Conclusão:

a vigilância dos fatores de risco e de proteção para DCNT permite identificar condicionantes sociais, econômicos e ambientais, e a análise dos dados por capitais pode subsidiar o planejamento de programas e ações locais de prevenção de doenças crônicas e seus fatores de risco, tanto individuais quanto coletivas.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva