Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doação de órgãos e tecidos para transplantes: conhecimento, atitude e prática / Donación de órganos y tejidos para trasplantes: conocimiento, postura y práctica / Donation of organs and tissues for transplants: knowledge, attitude and practice

Lima, Angela Beatriz de Castro; Furieri, Lorena Barros; Fiorin, Bruno Henrique; Romero, Walckiria Garcia; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Lopes, Andressa Bolsoni; Fioresi, Mirian.
REME rev. min. enferm ; 24: e1309, fev.2020. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125489
RESUMO

Objetivo:

avaliar o conhecimento, atitude e prática de integrantes de comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplantes quanto ao processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Método:

estudo avaliativo, quantitativo, com aplicação de questionário conhecimento, atitude e prática (CAP) a 34 profissionais de saúde em 2017.

Resultados:

constatou-se mais adequabilidade dos profissionais quanto à atitude e menos quanto ao conhecimento. Profissionais com especialização na área e os que se sentem preparados obtiveram maiores escores de conhecimento e prática; aqueles com duplo vínculo empregatício apresentaram menores escores de atitude; aqueles com formação para atuar na comissão e os que não tinham empecilhos para a condução do processo alcançaram pontuações superiores de prática. Os escores conhecimento e prática apresentaram correlação positiva moderada.

Conclusão:

evidenciou-se déficit dos profissionais quanto ao domínio conhecimento do processo de doação e captação de órgãos para transplantes.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva