Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efetividade de aplicativos móveis para mudanças comportamentais em saúde: revisão sistemática / Effectiveness of mobile applications for behavioral changes in health: a systematic review

Paula, Thais Rodrigues; Menezes, Angélica Paixão de; Guedes, Nirla Gomes; Silva, Viviane Martins da; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Ramos, Erivando de Sena.
Rev Rene (Online) ; 21: e43845, 2020. graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125521
RESUMO Objetivo avaliar a efetividade de aplicativos móveis para mudanças comportamentais com foco na saúde. Métodos revisão sistemática, a partir do PubMed, SCOPUS, Cochrane, PsycINFO, CINAHL e Medline. Os descritores utilizados foram Mobile applications e Health. Utilizou-se do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses e para avaliação da qualidade metodológica, o instrumento do Instituto Joanna Briggs®. A amostra final foi composta por oito artigos. Resultados a maioria dos ensaios clínicos randomizados mostrou que intervenções com aplicativos são estratégias potencialmente efetivas na mudança de comportamento em saúde, principalmente quando associadas a outras estratégias, adequadas a um contexto/população específica. Os artigos incluídos na revisão contemplaram positivamente pelo menos nove dos treze questionamentos da avaliação da qualidade metodológica. Conclusão o uso de aplicativos tem impacto na mudança de comportamento e favorece resultados positivos no estado de saúde.
Biblioteca responsável: BR6.1
Selo DaSilva