Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The impact of work on the health of nursing professionals / El impacto del trabajo en la salud del profesional enfermeiro / O impacto do trabalho para a saúde do profissional de enfermagem

Pimenta, Cláudia Jeane Lopes; Silva, Cleane Rosa Ribeiro da; Bezerra, Thaíse Alves; Costa, Tatiana Ferreira da; Oliveira, Jacira dos Santos; Costa, Kátia Neyla de Freitas Macedo.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03584, 2020. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125560
Resumo

Objetivo:

Avaliar o impacto do trabalho para a saúde do profissional de enfermagem.

Método:

Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com enfermeiros de um hospital universitário em João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com uso de um instrumento para obtenção dos dados sociodemográficos e condições de saúde e da Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho.

Resultados:

Participaram 152 enfermeiros. A Vivência de Prazer e os seus domínios foram classificados como satisfatórios, enquanto os Fatores de Sofrimento e seus domínios obtiveram avaliação crítica. Foram observadas associações estatisticamente significativas (p≤0,05) entre os indicadores de prazer e sofrimento e algumas condições de saúde, problemas de saúde e uso de medicamentos.

Conclusão:

Os níveis satisfatórios de prazer apresentaram associação com melhores condições de saúde e níveis críticos de sofrimento foram associados a piores condições de saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva