Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Technical schools of the Unified Health System: an analysis of nursing education / Escuelas técnicas del Sistema Único de Salud: un análisis de la formación en enfermeira / Escolas técnicas do Sistema Único de Saúde: uma análise da formação em enfermagem

Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Amestoy, Simone Coelho; Silva, Cristiane Costa Reis da; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Backes, Vânia Marli Schubert.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03580, 2020. graf
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125591
Resumo

Objetivo:

Analisar a formação em enfermagem nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde da Região Nordeste.

Método:

Pesquisa documental, com abordagem qualitativa, que teve como lócus Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde da Região Nordeste que ofertam o curso técnico em enfermagem. Constituíram fontes de dados os Projetos Políticos Pedagógicos da escola e os Planos de Ensino dos referidos cursos, e como instrumentos foram utilizados três roteiros estruturados sobre os aspectos pedagógicos da formação. A sistematização/análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

A formação técnica em enfermagem ocorre por meio da abordagem integrativa, considerada uma tendência pedagógica; abordagem problematizadora, utilizada como caminho metodológico para o ensino-aprendizagem; e avaliação qualificativa, potencializadora do alcance das competências profissionais.

Conclusão:

A formação em foco aponta o compromisso com o Sistema Único de Saúde e a excelência profissional, pois fortalece a integração entre ensino-serviço-comunidade, incentiva a proatividade do estudante e indica o ensinar-aprender nas demandas da população e do sistema público de saúde e potencializa a aquisição e o aprimoramento das competências profissionais.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva