Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transformational leadership in nursing practice: challenges and strategies / Liderazgo transformacional en la práctica de enfermería: desafíos y estrategias / Liderança transformacional na prática de enfermeiros: desafios e estratégias

Ferreira, Vanêska Brito; Amestoy, Simone Coelho; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Trindade, Letícia de Lima; Santos, Ises Adriana Reis dos; Varanda, Patrícia Alves Galhardo.
Rev. bras. enferm ; 73(6): e20190364, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1125929
RESUMO

Objetivo:

compreender os desafios e quais as estratégias adotadas por enfermeiros para o exercício da Liderança Transformacional em um hospital universitário.

Métodos:

estudo qualitativo e exploratório, do qual participaram 25 enfermeiros atuantes em um hospital universitário no estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e categorizados conforme Análise Temática, com auxílio do software Nvivo.

Resultados:

os desafios prevalentes envolveram pouco incentivo da instituição para a formação de líderes; inexperiência profissional e jovialidade; resistência à liderança e insubordinação. As estratégias adotadas pelos enfermeiros consistem em atuar como exemplos da equipe e estabelecer relações dialógicas. Considerações finais a prática da Liderança Transformacional demonstrou ser relevante no cotidiano dos enfermeiros e contribui para a qualidade da assistência.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva