Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educational intervention with serial album about pregnant women positioning for spinal anesthesia: randomized clinical trial / Intervención educativa con álbum seriado sobre posicionamiento de gestantes para raquianestesia: ensayo clínico randomizado / Intervenção educativa com álbum seriado sobre posicionamento de gestantes para raquianestesia: ensaio clínico randomizado

Pinto, Sarah de Lima; Sampaio, Larissa Alves; Galindo Neto, Nelson Miguel; Almeida, Paulo César de; Oliveira, Mirna Fontenele de; Caetano, Joselany Áfio.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.4): e20190878, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1125996
RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito de intervenção educativa com álbum seriado no posicionamento de gestantes para raquianestesia.

Método:

Ensaio clínico randomizado, realizado com 90 mulheres alocadas aleatoriamente nos grupos de controle e intervenção, em maternidade do Nordeste brasileiro. O desfecho primário foi "posição correta para a raquianestesia"; e o secundário, "quantidade de tentativas de punção medular". A efetividade foi verificada a partir do teste qui-quadrado, exato de Fisher e razão de verossimilhança.

Resultados:

O posicionamento foi correto em 37 mulheres de cada grupo. Houve associação entre ser do grupo-controle e ficar imóvel, relaxar os ombros e flexionar a coluna; e ser do grupo-intervenção e ficar imóvel e relaxar os ombros; além de associação estatística entre o posicionamento correto e a quantidade de tentativas de punção lombar.

Conclusão:

A intervenção educativa com álbum seriado foi efetiva e contribuiu para imobilidade e posicionamento das gestantes. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3Z7SRD).
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva