Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life of high risk pregnant women during prenatal care / Calidad de vida de las mujeres embarazadas de alto riesgo durante la atención prenatal / Qualidade de vida de mulheres com gravidez de alto risco durante o cuidado pré-natal

Gadelha, Ivyna Pires; Aquino, Priscila de Souza; Balsells, Marianne Maia Dutra; Diniz, Flaviane Fabrício; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Ribeiro, Samila Gomes; Castro, Régia Christina Moura Barbosa.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.5): e20190595, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1126018
RESUMO

Objetivo:

analisar a qualidade de vida de gestantes de alto risco.

Métodos:

estudo observacional e transversal, realizado em uma maternidade terciária localizada em Fortaleza, com 276 gestantes de alto risco. Aplicou-se questionário contendo dados sociodemográficos, clínicos e obstétricos e o The Mother-Generated Index. Realizaram-se análises descritivas no programa estatístico Jamovi®, versão 0.9.

Resultados:

a maioria das áreas foi influenciada negativamente pela gestação. "Satisfação com a gravidez", "relacionamento familiar" e "relacionamento com o parceiro" obtiveram as maiores médias de escore primário, enquanto que "condição física/disposição" e "financeiro" obtiveram as menores médias. Os maiores escores secundários foram em "satisfação com a gravidez", "relacionamento familiar" e "relacionamento com o parceiro", enquanto os menores foram em "financeiro" e "psicológico/emocional.

Conclusão:

a média do escore primário total foi 6,03, sugerindo uma boa da qualidade de vida. O The Mother-Generated Index possibilitou identificar aspectos da vida que vão além de avaliações pré-formuladas do construto.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva