Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development and validation of an interactive educational technology on spotted fever / Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa / Desarrollo y validación de una tecnología educativa interactiva sobre fiebre maculosa

Bragagnollo, Gabriela Rodrigues; Camargo, Rosangela Andrade Aukar de; Guimarães, Marcela das Neves; Santos, Tâmyssa Simões dos; Monteiro, Estela Leite Meirelles; Ferreira, Beatriz Rossetti.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3375, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1126957

Objetivo:

desenvolver e validar uma tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa, para oferecer um método inovador de ensino.

Método:

estudo metodológico desenvolvido nas seguintes etapas análise e diagnóstico; planejamento instrucional, desenho didático, revisão e validação e produção da tecnologia.

Resultados:

a análise e diagnóstico foram obtidos a partir de experiências em atividades de educação e saúde para febre maculosa. No planejamento instrucional, definiu-se que a tecnologia seria apresentada em forma de Laboratório Interativo, com estações de aprendizagem. A produção do Laboratório foi realizada por uma equipe multidisciplinar constituída por marceneiro, eletricista, artista plástico, dentre outros. O processo de revisão e validação foi subdividido em duas etapas validação de aparência e conteúdo por profissionais das áreas de biologia e educação e validação semântica por alunos do curso de enfermagem e pedagogia. Os resultados da validação de aparência e conteúdo mostraram um índice de validade de conteúdo superior a 0,8 para a grande maioria das variáveis. Na validação semântica, o Laboratório foi avaliado de forma positiva pelos alunos.

Conclusão:

a trajetória percorrida para a construção do Laboratório Interativo sobre febre maculosa conferiu sustentação acadêmica e científica ao produto construído, oferecendo um recurso educativo inovador com potencial pedagógico que valoriza a aprendizagem significativa.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva