Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mental illness in the general population and health professionals during Covid-19: a scoping review / Enfermedad mental en la población general y en los profesionales de salud durante Covid-19: examen de alcance / Adoecimento mental na população geral e em profissionais de saúde durante a Covid-19: scoping review

Moreira, Wanderson Carneiro; Sousa, Anderson Reis de; Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa.
Texto & contexto enferm ; 29: e20200215, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1127493
RESUMO

Objetivo:

mapear a literatura sobre adoecimento mental na população geral e em profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19.

Método:

scoping review nas bases de dados MEDLINE/PubMed, SCOPUS, Web of Science, PsycINFO, Science Direct e nos servidores de preprints medRxiv, bioRxiv e PsyArXiv, usando os descritores "Covid-19", "coronavirus infection", "coronavirus", "2019-nCoV", "2019 novel coronavirus disease", "SARS-CoV-2", "health personnel", "general public" e "mental health".

Resultados:

foram encontrados 1.168 artigos, dos quais 27 foram analisados. 19 (70%) versaram sobre a prevalência de adoecimento mental na população geral, seis (22%) em médicos e enfermeiros, um (4%) nos demais profissionais de saúde e um (4%) na população geral e enfermeiros. Identificaram-se 19 sintomas de adoecimento mental.

Conclusão:

a pandemia da Covid-19 desencadeou, com maior frequência, ansiedade, depressão, estresse e transtornos do estresse pós-traumático na população geral e em profissionais de saúde. Mulheres, estudantes e enfermeiros estão entre os mais acometidos.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva