Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurse's protagonism in structuring and managing a specific unit for Covid-19 / Protagonismo del enfermero en la estructuración y gestión de una unidad específica para Covid-19 / Protagonismo do enfermeiro na estruturação e gestão de uma unidade específica para Covid-19

Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas; Meschial, William Campo; Frizon, Gloriana; Biffi, Priscila; Souza, Jeane Barros de; Maestri, Eleine.
Texto & contexto enferm ; 29: e20200213, Jan.-Dec. 2020. graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1127494
RESUMO

Objetivo:

relatar a experiência no processo de estruturação e gestão de uma unidade específica para COVID-19, ressaltando o protagonismo do enfermeiro nas tomadas de decisão.

Método:

relato de experiência sobre a criação e a gestão da unidade Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), em março de 2020, em um hospital filantrópico do Estado de Santa Catarina.

Resultados:

a unidade foi estruturada com 10 leitos de terapia intensiva e 20 de enfermaria. Realizaram-se reuniões para a tomada de decisões, criação de protocolos e fluxos com participação ativa do enfermeiro. Nas questões relacionadas à assistência direta, desenvolveram-se adaptações no processo de enfermagem realizado no hospital e ordenamento de novos fluxos e rotinas. O espaço físico foi estruturado, considerando-se o alto risco de transmissibilidade da doença. Realizou-se contratação de profissionais com readequação do dimensionamento conforme a complexidade do serviço, formando-se uma equipe de profissionais com experiência em cuidados críticos. Houve treinamentos para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades anteriormente aos primeiros casos, que foram mantidos sistematicamente. Ademais, observou-se preocupação dos enfermeiros com relação à saúde mental dos profissionais atuantes nesta unidade e, portanto, programaram-se ações de suporte.

Conclusão:

enfatiza-se o alicerce nas evidências científicas e recomendações dos órgãos competentes a níveis mundial e nacional para a estruturação da unidade COVID-19. Destaca-se o protagonismo do enfermeiro em todas as interfaces, o qual assume papel fundamental desde a composição das comissões, perpassando pelo planejamento e funcionamento da estrutura física, gestão de recursos humanos e construção de protocolos e fluxos de cuidado, além de atuar diretamente na assistência.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva