Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atitude dos enfermeiros gestores face à morte: repercussões da pandemia por COVID-19 / Nursing managers' attitudes towards death: repercussions of the COVID-19 pandemic / Actitudes de los gerentes de enfermería ante la muerte: repercusiones de la pandemia COVID-19

Cardoso, Maria Filomena Passos Teixeira; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Pereira, Virgínia Lucinda Sousa Cruz; Pires, Regina Maria Ferreira; Santos, Margarida Reis.
J. Health NPEPS ; 5(2): 42-59, set. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1127560

Objetivo:

analisar as atitudes dos enfermeiros gestores face à morte, antes e após o período crítico da pandemia por COVID-19.

Método:

estudo quantitativo, transversal e comparativo, realizado em uma instituição hospitalar do Norte de Portugal. A coleta de dados ocorreu através de questionário, que integrava a Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes acerca da Morte, em dois momentos. O primeiro ocorreu em 2018, com participação de 28 enfermeiros gestores, e o segundo, em 2020, com 21 enfermeiros gestores.

Resultados:

globalmente, os participantes manifestaram maior concordância com as atitudes "aceitação neutral/neutralidade" e "medo". Embora algumas das cinco dimensões das atitudes não tenham apresentado diferenças significativas entre o primeiro e segundo momento, constatou-se que em relação à "aceitação como aproximação", a média obtida no momento, após o período crítico da pandemia por COVID-19, foi superior.

Conclusão:

a partir dos resultados emerge a importância de se investir na preparação dos enfermeiros gestores para lidar com a morte e o processo de morrer, com uma dupla intencionalidade minimizar o seu sofrimento e assegurar a otimização do acompanhamento e apoio aos enfermeiros da equipe que lidera.
Biblioteca responsável: BR1972.9
Selo DaSilva