Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Liberação miofascial no ganho de potência muscular do quadríceps: um estudo controlado e randomizado / Myfascial release in quadriceps muscle power gain: a controlled and randomized study

Almeida, Ramon O; Santos, Kleyton T; Gomes, Mariana M; Leite, Rejane O; Malaquias, Dado G. S; Luz, Ávila S; S. Junior, Virgilio; Sampaio, Lucas S.
Rev. bras. ciênc. mov ; 28(2): 142-148, abr.-jun. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1127744
A prescrição de exercícios para o ganho de força e potência muscular é utilizado com o objetivo de ajudar na reabilitação de lesões musculares e para o aprimoramento físico nas práticas esportivas. Dentre as técnicas que são apontadas como possíveis condutas que poderiam auxiliar no fortalecimento muscular e potência destaca-se a Liberação Miofascial. Deste m o do, o estudo buscou analisar e comparar um programa de treinamento para ganho de potência muscular com fortalecimento muscular resistido isolado e os resultados de sua combinação com a Liberação Miofascial. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, analítico, de caráter experimental, comparativo, controlado e randomizado. A amostra foi composta por 11 mulheres com idade de 18 a 40 anos subdivididas em dois grupos de intervenção. As intervenções ocorerram 3 vezes por semana durante 4 semanas. Os membros do Grupo controle realizaram apenas o fortalecimento muscular com exercício de agachamento a partir de 0 º de flexão de joelhos até o limite de 90º de flexão e retornando ao grau 0. As voluntárias do Grupo Liberação Miofascial associado ao treino de força inicialmente foram submetidas a intervenções de Liberação Miofascial dos músculos quadríceps bilateralmente e posteriormente ao treino de fortalecimento muscular descrito no grupo controle. Foram avaliadas as variáveis distância do salto vertical e carga suportada em 1 Repetição Máxima. A estatística inferencial utilizada foi através do t este T de Student emparelhado para verificar a diferença entre as médias do antes e depois dos tratamentos em cada grupo. Para verificar as diferenças em relação às técnicas utilizadas em grupos diferentes foi realizado o teste T de Student não compartilhado. Os resultados demonstraram não haver diferença estatisticamente significante entre os grupos no que se refere a carga máxima suportada em 1 Repetição Máxima (p=0,484), mesmo sendo essa diferença numericamente de 3,31kg a mais de ganho para o Grupo que utilizou a Liberação Miofascial associada ao treino de força, e não foi encontrada diferença significativa (p=0,068) entre a distância de salto vertical nos grupos, apesar desta distânicia ser 4,35 cm maior também no grupo Liberação Miofascial associada ao treino de força. Foi possível demonstrar, desta form a, que a liberação miofascial não otimiza o ganho da potencia muscular associado ao exercício resistido . Desta forma, através dos resultados deste estudo, não é possível recomendar a utilização da LM como um recurso para ser utilizado pré treino com objetivo de ganho de potência muscular...(AU)
Biblioteca responsável: BR1552.1
Localização: BR1552.1
Selo DaSilva