Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pandemia e imigração: famílias haitianas no enfrentamento da COVID-19 no Brasil / Pandemic and immigration: haitian families facing COVID-19 in Brazil / Pandemia e inmigración: familias haitianas que enfrentan COVID-19 en Brasil

Souza, Jeane Barros de; Heidemann, Ivonete Terezinha Schülter Buss; Geremia, Daniela Savi; Madureira, Valéria Silvana Faganello; Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas; Tombini, Larissa Hermes Thomas.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(spe): :e20200242, 20200000. mapas
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1129217

Objetivo:

compreender a vivência do enfrentamento e repercussões da COVID-19 na perspectiva das famílias de imigrantes haitianos no Brasil.

Método:

estudo qualitativo, do tipo ação-participante, fundamentado no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que possui três fases Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Foi realizado Círculo de Cultura Virtual em maio de 2020, com 10 famílias de imigrantes haitianos, residentes no oeste de Santa Catarina.

Resultados:

os participantes discutiram preocupações geradas no enfrentamento da pandemia trabalho e subsistência da família no Brasil e no Haiti; incerteza do futuro; risco de contaminação e de morrer no Brasil; cancelamento das aulas dos filhos; desânimo e solidão. Desvelaram oportunidades na vivência da pandemia ajuda recebida; força pessoal e familiar; repensar a vida; confiança em Deus e esperança. Conclusões e implicações para a prática os imigrantes haitianos se encontram em situação de vulnerabilidade social, econômica e de saúde mental no enfrentamento da COVID-19. A identificação dessa vulnerabilidade, considerando fatores sociais, econômicos e culturais é fundamental à proposição de políticas públicas e adoção de estratégias efetivas de enfrentamento da situação. O Círculo de Cultura Virtual amplia possibilidades para a enfermagem, pois possibilita as interações necessárias à promoção da saúde, mesmo diante da pandemia
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva