Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência e aspectos epidemiológicos da COVID-19 na 9ª Região de Saúde de Alagoas / Prevalence and epidemiological aspects of COVID-19 in the 9th Health Region of Alagoas

Nascimento, Joyce da Silva; Bezerra, Leticia Pereira; Ramos, Rosália Elen Santos.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 8(1): 1-6, 20200101. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1130012

Objetivo:

verificar a taxa de prevalência e realizar uma caracterização epidemiológica dos casos de COVID-19 na 9ª Região de Saúde de Alagoas, incluídos todos os casos registrados até 30 de setembro 2020.

Métodos:

os dados foram obtidos por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Governo Estadual de Alagoas. Após a obtenção dos dados, realizou-se o cálculo de prevalência da doença para cada município da região, e, posteriormente, fez-se uma análise descritiva das principais características epidemiológicas, dos sintomas e das comorbidades relatadas pelos pacientes; o Odds Ratio dos óbitos e comorbidades também foi calculado.

Resultados:

5.564 casos de COVID-19 foram registrados na região no período estudado. Santana do Ipanema foi o município com maior número de casos (1.295), Palestina apresentou a maior prevalência (5082,4/100.000 hab.). A maioria dos pacientes, de cor parda, com idade entre 31 e 40 anos, relatou ter tosse e febre. A diabetes foi a comorbidade mais relatada, e doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes as comorbidades significativamente associadas aos óbitos.

Conclusões:

os resultados aqui encontrados auxiliam na adoção de medidas e práticas preventivas, levando em consideração a taxa de prevalência da doença, dando importância, assim, aos municípios prioritários neste momento.
Biblioteca responsável: BR1780.2
Selo DaSilva