Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ano internacional da enfermagem: dos 200 anos de florence nightingale à pandemia por covid-19 / Año internacional de enfermería: desde el 200 aniversario de florence nightingale hasta la pandemia covid-19 / International year of nursing: from florence nightingale's 200th birthday to the covid- 19 pandemic

Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Fassarella, Cintia Silva; Trindade, Letícia de Lima; Luna, Aline Affonso; Silva, João Miguel Almeida Ventura da.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 10(1): 3725, out. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1130029

Objetivo:

refletir sobre o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale e a pandemia pela COVID-19, no Ano Internacional da Enfermagem.

Método:

estudo teórico-reflexivo, elaborado, em abril de 2020, a partir da literatura e experiência dos autores.

Resultados:

naquele que foi instituído como o Ano Internacional da Enfermagem, a Humanidade depara-se com a pandemia relacionada à infecção por coronavírus, cuja prevenção e tratamento impõem o resgate aos principais pressupostos de Florence Nightingale. O ano 2020 é, sem dúvida, o ano dos profissionais de enfermagem que, na linha da frente, têm dado uma contribuição vital para combater a COVID-19. E a verdade é que, perante essa calamidade, os profissionais de enfermagem têm mostrado ao mundo o que fazem, dando evidência aos governos de que as suas repetidas reivindicações eram e são, mais que justas. Considerações finais o ano de homenagem a Florence Nightingale mostrou ao mundo que, além do desenvolvimento tecnológico e técnico-científico, é crucial investir nas condições de trabalho dos profissionais de saúde, em especial dos profissionais de enfermagem, que no dia a dia, bem como frente às pandemias, de que é exemplo atual a COVID-19, priorizam seu exercício profissional em prol da recuperação dos doentes e da promoção da saúde global (AU)
Biblioteca responsável: BR1259.1
Localização: BR1259.1
Selo DaSilva